Information Architecture, Sitemap, User Flow e muito mais…
Hora de mais um resumo do que aprendi no bootcamp da Ironhack, agora da segunda semana.
Business and Competitive Analysis
Análise do negócio é importante para entender as necessidades e objetivos do negócio e ajudar a criar soluções que acrescentam valor às partes interessadas. Outros benefícios são de identificar novas oportunidades, reduzir custos e modelar a organização.
Este processo pode ser feito através de 3 steps
1 — Entender o negócio
2 — Entrevistar stakeholders, eles podem ser executivos, equipe de marketing, engenheiros ou outras especialidades.
3 — Entregas, onde o objetivo do negócio, escopo e requerimentos do projeto são definidos
Após a análise do negócio é hora de analisar a concorrência. Esta etapa é importante pois ela ajuda tanto de forma ofensiva quanto defensiva a identificar oportunidades e ameaças no mercado. Também é importante para manter o foco em criar algo novo ao invés de usar tempo em algo que já existe.
Estas comparações podem ser feitas em formas de tabelas para auxiliar na visualização ou também como mapa de percepção.
Arquitetura da Informação
AI “concentra-se em organizar, estruturar e rotular o conteúdo de maneira eficaz e sustentável”. (Usability.gov)
É muito importante que arquitetos de informação estudem 3 componentes da arquitetura de um site: Ontologia, taxonomia e coreografia.
8 princípios da AI — por Dan Brown
Análise de tarefas
É o estudo e documentação das etapas que o usuário utiliza para completar uma tarefa. Ela pode ser utilizada em vários estágios de um negócio dependendo das necessidades.
Existem diferentes modos de se fazer estas análises. Elas podem ser Hierárquicas, onde as etapas são divididas em subtarefas. Também podem ser feitas através de uma análise cognitiva que combina eventos comportamentais e cognitivos para gerar insights sobre a psique do usuário para completar a tarefa.
Sitemap
É um artefato da arquitetura de informação usado para mostrar a relação entre as páginas de um site. Ele documenta a organização, navegação e labels de uma página.
Pode ser representado de 3 formas: Hierarchical, Database e Hypertextual
Ele deve ser gerado quando a arquitetura de informação da plataforma é definida.
Card Sorting
É uma ferramenta que ajuda a conhecer como o usuário enxerga os elementos contidos na página e organiza-los em grupos de forma lógica.
É uma técnica qualitativa e ocorre em forma de entrevista e de observação para entender como o usuário pensa. Eles podem ser feitas de forma aberta ou fechada, ou seja, com categorias pré-determinadas ou não.
Use Cases & Scenarios
Existem diversos métodos em AI que ajudam a descrever quem é o usuário, onde ele está, qual suas motivações, comportamentos e necessidades.
O use case é uma descrição de como os usuários irão executar as tarefas na plataforma. Cada use case é representada em forma de sequência das etapas do início até a conclusão da tarefa.
Ele é importante para entender como o usuário irá se comportar e saber quais ferramentas são importantes ser construídas e as prioridades no lançamento.
Cenários ajudam a entender o contexto onde o usuário irá utilizar as ferramentas.
User Flows
User flow é usado para mostrar o caminho que o usuário leva para completar uma tarefa. É uma ferramenta que ajuda a validar a jornada traçada no use case e importante para detectar pontos fracos e simplificar a plataforma. As decisões a serem tomadas no caminho também devem ser incluídas no gráfico.
Eles são um mapa da interação do usuário com o produto e podem ser usados em vários momentos.
Flow Charts
Após a definição do fluxo ele pode ser exibido em um gráfico visual mostrando como o usuário se move pelo aplicativo e como o aplicativo responde às interações do usuário.
Informações extraídas do material do curso de UX/UI da Ironhack. Algumas partes foram traduzidas, resumidas ou complementadas.